
Não é segredo para ninguém que o tráfego de site tem um valor imenso, mas a pergunta é: de que adianta eu ter acesso aos dados se não sei o que fazer com eles? Como chegar a uma conclusão que me permita aumentar minhas vendas e por conseguinte os resultados da minha empresa? Neste artigo procuraremos ser sucintos e diretos nesta resposta, ou ao menos procuraremos direcionar você para que chegue à uma.
Entendendo o Tráfego e a Geração de Receita
Entender o tráfego de visitantes e a geração de receita é vital para o sucesso de qualquer negócio online. Ao examinar métricas como visualizações de página, taxa de rejeição e taxa de conversão, é possível identificar oportunidades de melhoria. Por exemplo, se observar uma alta taxa de rejeição em uma página específica, isso significa que o seu conteúdo não está atraindo seu visitante e você terá que mudar, quer seja conteúdo, design, CTA ou mesmo estrutura. Além disso, analisar as fontes de geração de receita ajuda a identificar quais canais são mais eficazes na condução de vendas.
Importância de se analisar a correlação entre tráfego e receita
Não basta saber qual página gera mais tráfego, e também não basta saber qual página gera mais venda. O que precisamos entender é qual página gera o tráfego mais valioso, ou seja, maior relação de vendas x tráfego. A partir daí você já poderá identificar oportunidades de melhoria no site como um todo.
Da mesma forma, estudar a relação entre a taxa de rejeição do website e a velocidade de carregamento da página pode identificar problemas que levam os visitantes a desistir de continuar no site.
Principais Métricas para Analisar o Tráfego de um site
Ao analisar o tráfego, existem várias métricas-chave a serem consideradas. Destacamos aqui as cinco primeiras métricas que você deverá avaliar:
1) Número de visitantes únicos, que revela o total de indivíduos distintos que visitam o site;
2) Taxa de rejeição, que indica a porcentagem de visitantes que deixam o site após visualizar apenas uma página;
3) Duração média da sessão fornece insights sobre quanto tempo os visitantes estão interagindo com o site. Aqui vale a pena destacar que a informação pode vir recheada de “pegadinhas”… avalie em conjunto com a evolução do acesso por diferentes dispositivos (Mobile ou Desktop por exemplo) e você poderá ter aí a resposta do por que o tempo médio de duração da sessão está caindo por exemplo.
4) Por último, a taxa de conversão mede a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada. Entenda que a conversão TEM QUE SER CONFIGURADA. Só a partir daí saberemos se os visitantes estão tomando as ações que nós queremos que eles tomem.
Otimização da Taxa de Conversão
Uma vez avaliadas as métricas principais sobre o tráfego de um determinado site, é preciso que esta avaliação chegue à uma conclusão, que claro será no sentido de otimizar a Taxa de Conversão (CRO). Envolve a análise do comportamento do usuário, mas também envolve muitos testes. Se você chegar à conclusão que é provável que um design não ajude o visitante a localizar o botão de ação desejado, mude! E compare os resultados da alteração com os resultados do design anterior.
Você vai perceber que no Marketing Digital tudo dependerá de um bom e conhecido Teste A/B. Lembre-se que a CRO é um processo contínuo que requer testes, análises e refinamentos constantes.
Siga acompanhando as métricas e vá somando, aos poucos, novas métricas ao seu acervo de análises. Você perceberá que será cada dia mais fácil correlacioná-las entre si.
Tente aplicar estas dicas e volte aqui para dividir conosco o resultado! Até lá!

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