Guia prático para ajudar PMEs a implantar Ações Ambientais com IA

indicadores

Guia prático para ajudar PMEs a implantar Ações Ambientais com IA

À medida que a urgência de demonstrar compromissos ambientais cresce, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs),[…]

À medida que a urgência de demonstrar compromissos ambientais cresce, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs), a integração de inteligência artificial (IA) nas estratégias de marketing pode ser uma abordagem eficaz para multiplicar o alcance das histórias de sustentabilidade. Inspirados por experimentos bem-sucedidos conduzidos pela Google em parceria com grandes marcas, apresentamos um guia passo a passo para ajudar PMEs a adotar e otimizar suas próprias campanhas ambientais impulsionadas por IA.

1. Diversifique Criativamente:

Abrace a variedade criativa para desbloquear as vantagens da IA. Assim como a campanha da Bayer para o anti-histamínico Claritin, conhecida como “The DiversiTree Project”, inclinou-se para estilos distintos de contar histórias em uma variedade de formatos: desde narração íntima e direta para a câmera para Shorts até tomadas aéreas cinematográficas e narrações para formatos de paisagem. O aproveitamento de uma variedade de formatos em uma campanha de alcance de vídeo permitiu que a tecnologia de IA adaptasse a entrega de acordo com o momento, o lugar e a maneira como o público estava assistindo, aumentando a relevância para o público.

Neste exemplo, a campanha da Bayer gerou mais de 20 milhões de impressões no YouTube, destacando a eficácia da variedade criativa potencializada pela IA.

2. Deixe Seu Objetivo Conduzir o Trabalho:

Antes de embarcar na jornada de comunicação, defina claramente o objetivo da sua empresa. Seja consciente da brevidade do tempo de atenção do espectador e destaque os elementos mais impactantes nos primeiros segundos. A campanha de sustentabilidade da Dove, da Unilever, focou no objetivo de conscientização ao escolher otimizações em todos os processos criativos e de produção. Os efeitos de áudio intensificados criaram um gancho poderoso nos primeiros cinco segundos do anúncio, criando suspense para prender a atenção dos espectadores. Embora algumas campanhas dependam de uma música espetacular para envolver os espectadores, a equipe Dove optou por uma faixa mais simples para que os efeitos sonoros realçassem as imagens visuais. O espectador que assistisse até o final conheceria a parceria da marca com o Rimba Collective no Sudeste Asiático.

3. Conecte-se com Autenticidade:

Para ganhar a confiança do público, apresente resultados mensuráveis e alinhe-se a princípios ambientais em todas as suas ações de publicidade possíveis. Compreendendo isto, a equipe responsável pela campanha de sustentabilidade da Uber sabia que não bastava contar apenas uma história sobre gestão ambiental. A campanha em si teve de aderir aos princípios Ad Net Zero, inspirando-se no plano de ação de cinco passos da iniciativa para reduzir as emissões.

A equipe esperava apresentar 55 motoristas vivendo e trabalhando em nove países diferentes, mas também queria se alinhar às diretrizes de produção publicitária da Ad Net Zero. Eles capturaram todas as imagens remotamente, trabalhando com equipes criativas locais. Todos os carros usados ​​no anúncio eram veículos elétricos; os serviços de catering durante a filmagem foram substituídos por refeições individuais. Além de transmitir a poderosa mensagem de que mais de 63 mil motoristas da Uber mudaram para veículos elétricos, a abordagem da equipe nos bastidores deu ainda mais autenticidade à mensagem.

4. Siga as Dicas dos Criadores:

Observe como os criadores de conteúdo interagem com seus fãs e adapte sua criatividade ao YouTube. Ao adotar tendências populares, e integrar-se à cultura de vídeo preferida do seu público, sua marca pode fazer conexões significativas.

Adaptar elementos da cultura de vídeo à sua marca de forma a ajudar a integrá-la ao conteúdo preferido do seu público pode impulsionar o desempenho. Este também é o caso quando as marcas adotam tendências do YouTube, como o ASMR. Essas ressonâncias auditivas, visuais e narrativas com o conteúdo adjacente podem fazer com que seu anúncio pareça mais relevante para os espectadores mais exigentes, que têm mais opções do que nunca quando se trata de escolher o que assistir. Quando combinado com soluções de vídeo baseadas em IA, apelar para a estética que eles apreciam pode ajudar sua marca a fazer conexões significativas.

A campanha “Beauty (Re)Purposed” da Sephora inspirou-se em técnicas comuns de criação, como brincar com a perspectiva e quebrar a quarta parede para conectar-se de uma forma autêntica e acessível.

Ao seguir essas etapas, as PMEs podem alavancar a IA para potencializar suas ações ambientais, destacando seus compromissos de sustentabilidade de maneira eficaz e memorável. Este guia prático oferece exemplos palpáveis para uma abordagem acessível, impulsionando o impacto ambiental das pequenas e médias empresas e proporcionando uma vantagem competitiva significativa no cenário atual.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *